A base é montada na Pousada Limeira.
O boia-cross é desenvolvido há muitos anos nas águas do Rio São Francisco, na Serra da Canastra.
A melhor época para a prática do esporte é na estação das chuvas, quando o passeio fica mais emocionante.
O esporte consiste, basicamente, da necessidade de uma boia de borracha, tipo de câmara de ar de carro, ou de isopor resistente, e de equipamentos de segurança, tais como o colete salva-vidas e o capacete, além de conhecimentos sobre as águas e estilos de corredeiras do local na qual vai ser praticado.
Mas o esporte evoluiu e a indústria mais que depressa se apropriou da ideia e apresentou novos produtos, mais adequados e com mais segurança, até com alças especiais para o ocupante se segurar, inclusive.
O boia-cross na Canastra é praticado por todas as idades e os jovens e as crianças são os que mais disputam os passeios.
Pelas corredeiras do Rio São Francisco na Serra da Canastra
Em Vargem Bonita o esporte é oferecido pela Canastra Extremo e a base de operações é montada na Pousada Limeira, pelo Patric Oliveira, condutor ambiental credenciado no ICMBio.
A Limeira está a sete quilômetros da cidade.
O passeio dura em média uma hora e o trajeto é muito interessante, com vistas para os paredões da Canastra, muito verde das matas ciliares nas margens, várias corredeiras e locais mais calmos com praias de areia e cascalho, além da possibilidade de se avistar animais silvestres, dentre esses muitos pássaros e até o raro pato-mergulhão.
Para os passeios são usadas boias especiais e todos os praticantes recebem instruções antes da partida e, obrigatoriamente, coletes salva-vidas e capacetes.
Fonte: Folha da Canastra – Boa Cross nas Águas do São Francisco