Para quem gosta de lugares incríveis, a dica é conhecer a Janela do Céu, em Ibitipoca. O roteiro passa por mais de 8 pontos turísticos que valem a visita, como grutas, mirantes e cachoeiras bem refrescantes. O destino é um incrível local ao alto da montanha com a visão perfeita da natureza e do céu, transformando o local em uma verdadeira ‘janela’. A Trilha tem cerca de 16 km (ida e volta) e fica dentro do Parque Estadual do Ibitiboca.
———————-
A Estrada Real liga os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro e recebeu este nome pois, no século 17, transportava ouro e diamante entre as províncias. O trajeto todo tem mais de 1.600 mil km, mas a dica é optar por trajetos e cidades que mais agradam, fazendo com que o caminho seja mais curto. Por lá são inúmeras cachoeiras incríveis, principalmente em Carrancas – vale a pena dar uma parada e se refrescar em suas águas cristalinas!
———————-
Ouro Preto é um destino mineiro que conta muito sobre a história do Brasil, principalmente sobre o período da inconfidência mineira, luta pelo fim do domínio português no Brasil e o período da escravidão. Os principais artistas barrocos deixaram suas marcas e obras pela cidade, que mantém o charme e a rusticidade da época até hoje. É impossível visitar Ouro Preto e não conhecer suas Igrejas Históricas. Além das fachadas que remetem à arquitetura da época colonial, o interior dessas construções é rico em obras de artistas barrocos, como Aleijadinho, e muitas delas são revestidas em ouro. Na foto, a Igreja Nossa Senhora do Pilar, que é considerada uma das mais ricas do Brasil.
———————-
Maior mina de ouro aberta para visitantes em todo o mundo, a Mina de Passagem está no caminho entre as cidades de Ouro Preto e Mariana. O passeio se inicia com uma explicação sobre a antiga mina e a situação dos escravos e trabalhadores. Em seguida, os visitantes sobem em um carrinho e andam sob os mesmos trilhos utilizados pelos escavadores. Visitar o local é como fazer uma verdadeira viagem no tempo e voltar a 1800, época em que mais de 35 toneladas eram extraídas de lá.
———————-
É claro que este lugar não podia faltar. A cidade de Capitólio, em Minas Gerais, fica em um lugar privilegiado: bem próxima à Serra da Canastra e ao Lago de Furnas, principal atração do local. Esse pedaço de paraíso fica a 450 km de São Paulo e a 280 km de Belo Horizonte. Para quem gosta de contato com a natureza, o passeio é a melhor pedida. Por lá encontram-se cachoeiras, muito verde e incríveis paisagens. O Lago de Furnas é uma das maiores extensões de água do estado, ganhando o apelido de Mar de Minas. Combinado com vários cânions e quedas d’água, o local possui uma das paisagens mais bonitas do Brasil! O Lago artificial foi formado para permitir a geração de energia pela Usina Hidrelétrica de Furnas em 1963 e hoje serve como espaço de passeios e banhos refrescantes em meio ao calor de Minas Gerais.
———————-
Criado em 1972, o Parque Nacional da Serra da Canastra tem o objetivo de proteger as nascentes que se encontram dentro do parque, além de preservar todas as belezas naturais e vida animal de lá. Com 71.525 hectares demarcados, ele faz parte do território de três municípios mineiros: São Roque de Minas, Sacramento e Delfinópolis. A maior atração da Canastra pode ser visitada pelo alto da serra ou por baixo, em ambos os casos com acesso relativamente fácil por estradas de terra. A Cachoeira Casca D’anta é uma das maiores quedas d’água do Brasil com de 186 metros! A imponente atração natural atrai fãs de todo o país, que percorrem seus 3 km de trilha para observarem essa maravilha!
———————-
A cidade de São Thomé das Letras fica a 350 km de São Paulo e 320 km de Belo Horizonte. O destino místico fica a 1.400 metros de altitude e é cercado por lindas cachoeiras, grutas, trilhas, muito verde e paz. Uma das principais atrações da cidade é a Cachoeira do Vale das Borboletas, que fica na serra de São Thomé, indo para a cidade de Três Corações. Ela é formada por duas quedas d’água que fazem uma piscina natural, com uma linda gruta cheia de samambaias em volta. Em determinadas épocas do ano, é possível avistar dezenas de tipos de borboletas (janeiro é a época das borboletas azuis – originando o nome do local).
———————-
Na divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo está um dos lugares mais incríveis e paradisíacos do Brasil: o Parque Nacional do Caparaó. O local é considerado um dos ícones do montanhismo no Brasil e abriga o terceiro ponto mais alto do país, o Pico da Bandeira. Para quem gosta de fazer trilhas e ter contato com a natureza, o parque é um prato cheio, já que conta com 32 mil hectares com trajetos dos mais diferentes estilos, dificuldades e extensão. Uma das atrações mais procuradas é a visita ao Vale Encantado. Trata-se de um poço de águas naturais formado próximo a grandes paredões: a vista e a sensação são únicas!
———————-
Inhotim é um daqueles lugares que todo mundo precisa conhecer antes de morrer. Internacionalmente conhecido, o local é hoje um dos maiores espaços para exibição de arte contemporânea no mundo. Esse museu está localizado em um parque bem extenso, com muitas áreas verdes e projetos paisagísticos surpreendentes. Muitos turistas se perguntam sobre o que tem para fazer no Inhotim, mas é importante ter em mente que esse não é um museu convencional. Muitas das obras convidam o público à interação. É possível se banhar em algumas piscinas do parque, deitar-se em redes de balanço, se movimentar por labirintos de espelho e caminhar sobre uma piscina de cacos de vidro.
———————-
Se você ama cachoeiras, certamente não pode deixar de visitar a Serra do Cipó, que conta com um incrível Parque Nacional recheado de muito verde e águas cristalinas. Com mais de 60 cachoeiras, cada uma mais linda do que a outra, durante todo o percurso você verá lindas paisagens, com fauna e flora exuberantes e ficará fascinado com tamanha beleza.
Com tantos lugares lindos fica difícil sentir falta do mar!.
MINAS É SHOW!
Fonte: Guia da Semana