Ahh Capitólio! Pensa em um lugar que eu me apaixonei. Aliás, acho difícil qualquer pessoa não se encantar pela terra dos canyons e do lago de furnas.
Capitólio é uma cidade mineira que se encontra perto da serra da canastra. Ela é uma das 34 cidades banhadas pelo lago de furnas, mais conhecido como o mar de minas. Marcada pelos paredões rochosos que chegam a mais de 20 metros de altura, Capitólio é rica em cachoeiras com águas claras, piscinas naturais, trilhas, grutas e muito verde.
Antes de visitar Capitólio eu tinha muito expectativa de conhecer lá e apesar disso, minhas expectativas foram até superadas! É uma região realmente maravilhosa, por isso separei 7 motivos para você também querer ir!
1 – O LAGO DE FURNAS ESTÁ ENTRE UM DOS MAIORES LAGOS ARTIFICIAIS DO MUNDO
Com 1440 km² o lago de furnas é um dos maiores lagos artificiais do mundo. Ele foi criado para instalação da Usina Hidrelétrica de Furnas no fim dos anos 50, após o decreto ser assinado por Juscelino Kubitschek, a fim de escapar da crise elétrica no país.
Acabou que surgiu uma belíssima atração turística com uma mistura exuberante de cachoeiras, paredões e a represa.
Minas Gerais que não tinha mar, ganhou o lago de furnas, considerado o mar de minas.
2 – NA MAIORIA DAS CACHOEIRAS É POSSÍVEL MERGULHAR
Se você gosta de nadar como eu, Capitólio é um prato cheio. São diversas as cachoeiras que desaguam em lagos profundos e grandes ou no próprio lago de furnas. A maior parte não dá pé e é excelente para mergulhar, ver os paredões que estão embaixo d’água e bater selfies.
Sabe aqueles passeios de barco que fazemos nas praias e eles param um pouco distante da costa e a galera pula do barco para mergulhar? Geralmente é bem fundo e muitos nem pulam ou pulam com boia/espaguete. Então, é bem parecido mas com uma diferença: a água é doce. =)
Poder mergulhar assim foi um dos motivos que eu mais amei Capitólio, porque não é sempre que as cachoeiras desaguam em lagos tão espaçosos. A sensação de liberdade e desbravamento é maravilhosa.
3 – PARA ONDE VOCÊ OLHA TEM CANYON
Entre as cachoeiras, debaixo d’água, no horizonte. Os paredões estão por toda parte.
O cenário é esplêndido e de tirar o fôlego, graças à grandeza dos canyons.
Não tem como negar que é tudo surpreendente e magnífico. A gente se sente pequenininho e entende mais ainda o poder e grandiosidade da natureza.
4 – DÁ PARA PASSEAR DE BARCO PELO LAGO DE FURNAS
A atração mais famosa de Capitólio é o passeio de lancha/chalana pelo lago de furnas.
Esse é um programa imperdível para quem vai para Capitólio, porque nele é possível vislumbrar paisagens únicas enquanto o barco vai passando por piscinas naturais, canyons e cachoeiras.
São quatro as paradas para mergulhar e contemplar a beleza do cenário e até chegar na primeira parada o barco atravessa com velocidade um bom trecho do mar de minas.
5 – A REGIÃO DE CAPITÓLIO É CHEIA DE CIRCUITOS DE CACHOEIRAS
São tantas cachoeiras que em uma passada rápida é impossível conhecer todas. A maioria delas estão em circuitos de cachoeiras, que são super legais de fazer porque dá para ir acessando uma sequência de queda de águas pelas trilhas.
Os dois circuitos mais famosos são o Paraíso Perdido com 18 piscinas naturais e 8 quedas d`água e a Trilha do Sol com 3 cachoeiras e um poço reservado ao Naturismo.
As duas são fantásticas e vale muito a pena conhecer. Ambas com águas limpas e cristalinas, espaço para nadar, canyons ao redor e quedas lindas.
6 – DIVERSOS ESPORTES SÃO PRATICADOS NA REGIÃO
Paredões e cachoeiras altas pedem por esportes radicais como rapel e canyoning, e com certeza capitólio não ia ficar de fora dessa. No passeio de barco dá até para ver várias pessoas praticando esses esportes por vários pontos dos canyons.
E claro onde tem lagoa grande ou mar sempre tem esportes náuticos, por isso o mar de minas está cheio de gente praticando wakeboard, stand up paddle, esqui aquático e jet ski.
Então Capitólio além de ter uma paisagem maravilhosa é também um verdadeiro paraíso para quem curte aventura.
7 – AS FOTOS DE CAPITÓLIO FICAM DE CAIR O QUEIXO
Uma imagem vale mais que mil palavras, não é mesmo?
Ver essas paisagens pessoalmente é indescritível e formidável, mas ver depois por fotos, trás aquele sorrisinho torto e uma puxada na memória sobre as lembranças de uma viagem maravilhosa!
Obrigado por compartilhar! este é um grande recurso.
Obrigado.Eu amo seu post obrigado.
Obrigado por compartilhar! Estou gostando :).
Ola! Eu amo o seu site !.