Os Canyons de Furnas fazem parte do pequeno município de Capitólio, interior de Minas Gerais, distante 440 Km de São Paulo e 280 Km da capital mineira.
Capitólio tem diversas atrações, mas a que mais chama atenção pela beleza e grandiosidade são os Canyons do Lago de Furnas, com duas grandes quedas d’água com cerca de 20 metros de altura.
Pra quem chega à cidade, saindo de São Paulo, cerca de 30km antes, há um paradouro com acesso ao topo dos canyons, e mesmo sendo uma propriedade privada, não é cobrado nenhuma taxa. O visual ali de cima é maravilhoso, dá uma visão panorâmica da grandiosidade dos canyons e da queda d’água mais alta. Mas tem que ter cuidado, não há nenhum tipo de cercado nas extremidades. Também é possível chegar a extremidade da queda menor, mas tem que fazer uma caminhada um pouco mais longa e passar pela água.
Como Conhecer os Canyons de Furnas?
Para visitar os canyons é preciso ir de lanchas, chalana ou escuna, e o tempo varia entre 2 e 3 horas, que depende da embarcação escolhida. O valor também varia um pouco, mas por pesquisas feitas, a média é de R$90,00. Boa parte dos passeios param em 3 pontos, o primeiro é uma pequena ilha com bar e banheiros, outro é uma cachoeira pequena e por fim o canyon.
O tempo de parada nas cachoeiras do canyon varia muito, mas dá pra tomar um banho tranquilamente e até ir embaixo das quedas, mas, com um colete salva vidas que é exigido pelas embarcações.