O Queijo Canastra é uma iguaria com premiações internacionais. Produzido por moradores locais das regiões próximas ao parque, como São Roque de Minas, Bambuí, Delfinópolis e Vargem Bonita, carrega uma originalidade que só quem experimenta consegue apreciar.
Tal peculiaridade se dá por conta da região, o ambiente, o gado, o relevo, a pastagem e até mesmo a água são características que tornam esse queijo único.
Desde maio de 2008 o queijo canastra é patrimônio cultural imaterial brasileiro, título concedido pelo IPHAN, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Os produtores desse queijo, com muita luta vem conseguindo o reconhecimento internacional. Em 2015 um curador recebeu uma medalha da França em um concurso, fez muito sucesso e a FAEMG pagou uma viagem para 40 produtores irem apresentar seus queijos. Ganharam 12 medalhas.
O queijo é produzido a mais de duzentos anos, e além do sabor excepcional, carrega muitas histórias e tradições que encantam os turistas e tornam essa iguaria essencial para o turista que procura conhecer de fato a Serra da Canastra, em todos os âmbitos dessa região.
Adorei esse sit. Conteudo de ótima qualidade. Obrigado por compartilhar. Abraço